Você já sentiu alguma dificuldade na hora da sexagem, falta de vontade ou desejo, muitas dores, ou mesmo com todos os movimentos do seu parceiro você não sinta nenhum prazer e toda ação fosse como se não fosse nada aquele momento ali, você pode ser frigida. Nesse artigo você vai saber tudo sobre o que é ser frigida e como fazer para reverter essa situação.

Mas antes vamos saber o que é frigidez

A frigidez feminina tem muitas situações pode ser aquela mulher que não tem vontade de sexo e que se sente travada na hora da sexagem sem demostrar reação ou movimentos, pode ser uma mulher que não consegue se excitar e ter a vagina lubrificada na relação sexual o que pode ser arrumado, pode ainda ser uma mulher que nunca teve orgasmos ou que não consegue sentir orgasmos de uma forma regular.

Causas e os tratamentos para frigidez

A excitação sexual nas mulheres resulta em um aumento do fluxo sanguíneo da vagina. Com dilatação dos tecidos que a rodeiam e a produção de um lubrificante natural. Quando há frigidez, essa lubrificação é insuficiente ou inexistente, causando dor e desconforto no ato sexual.

Entre as causas orgânicas da frigidez, existe a baixa produção do hormônio estrogênio, cuja deficiência costuma ocorrer durante a menopausa. Outros distúrbios sexuais, como o vaginismo, também influenciam no desejo hipoativo feminino.

O problema pode ser resultado de um abuso sexual anterior, como quando a mulher foi vítima de pedofilia, ou ser causado por um parceiro insensível ou sexualmente agressivo. A insegurança no ato sexual faz o corpo da mulher se retrair na hora da relação. A frigidez é o resultado.

“Hoje temos a chamada psicoterapia psicossexual, onde vamos investigar as causas emocionais para aquela falta de desejo e o tratamento medicamentoso pode ser utilizado caso sejam identificadas causas orgânicas para a disfunção”, conta a sexóloga Priscila Junqueira.

O principal aconselho para o casal lidar com essa situação é buscar ajuda de um profissional da área de sexologia para que, juntos, possam identificar as causas do desejo sexual hipoativo.