De acordo com um estudo feito pelo cientista do Centro de Pesquisas em Câncer Fred Hutchinson, em Washington, mulheres que usam pílulas com grande quantidade de estrogênio e algumas outras formulações tiveram risco aumentado para câncer de mama. O aumento de câncer de mama do ano passado para esse ano (2014) aumentou e o resultado desta pesquisa mostra que foi pelo fato dos anticoncepcionais conterem uma dose alta da substancia estrogênio e alguns outros fatores.

Foram estudadas 1.102 mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama, com isso os cientistas  descobriram que o uso de contraceptivos orais recente tinha aumentado o risco de câncer de mama em 50%, em comparação a quem nunca tinha usado ou tinha feito uso anteriormente.

As pílulas anticoncepcionais que contêm estrógeno em alta dose podem aumentar o risco de câncer de mama em 2,7 vezes, e aquelas contendo estrogênio em dose moderada aumentaram em 1,6 vezes o risco. Comprimidos contendo diacetato de etinodiol aumentou 2,6 vezes o risco, e comprimidos de combinação trifásica de uma média de 0,75 mg de noretindrona aumentaram 3,1 vezes o risco. As pílulas anticoncepcionais que contêm estrógeno em baixa dose não aumentam o risco de câncer de mama.

Pra mais informações sobre a sua pílula anticoncepcional leia a bula, ou procure a médico ele poderá te dá informações mais claras e quem sabe mudar o seu medicamento.