Hoje a pílula anticoncepcional é um dos métodos mais seguros e eficaz para prevenir uma gravidez indesejada, além do famoso produto conhecido como camisinha que muitas pessoas não usam, pois, a eficácia da pílula anticoncepcional pode chegar a ser de 99% se for tomada corretamente, e sempre tem aquele 1% vagabundo que é bom tomar cuidado, mas sempre da bom, lembrando que se usada de forma errada a sua porcentagem cai para 91% e ai pode ser um problema.

Muitas pessoas perguntam sobre o que acontece se tomar a pílula na hora errada. Este artigo vamos esclarecer tudo sobre isso e muito mais.

Quais as circunstâncias que reduzem a eficácia da pílula anticoncepcional

Existem alguns fatores que podem alterar toda a eficácia da pílula anticoncepcional, entre elas uma listagem dos principais motivos são:

Caso você tenha vômitos durante as 4 horas seguintes à toma do anticoncepcional isso pode fazer com que a eficácia do medicamento seja menor. Para voltar a estar protegida, você deve tomar outro comprimido nas horas seguintes.

Se você tem diarreia intensa nas 3 horas depois da toma da pílula anticoncepcional, também pode diminuir a eficácia desse método contraceptivo.

Se você se esquecer de tomar alguma das pílulas anticoncepcionais da primeira fila do blister, ou seja, na primeira semana, também existe risco de gravidez. Para evitá-lo, você deve tomar o comprimido esquecido o mais rápido possível e ter precauções adicionais nas relações sexuais nos 7 dias seguintes.

Existe o risco de gravidez se você se esquecer de tomar um comprimido na terceira fila, ou seja, na primeira semana pois é essencial que a primeira semana seja tomada por completo sem pausas ou interrupções.

Também diminui a eficácia da pílula contraceptiva se você tiver esquecido de tomar as primeiras pílulas da embalagem, assim como os últimos, uma vez que possuem princípios ativos.

O vai acontecer se eu tomar anticoncepcional na hora errada

Se você atrasou ou esqueceu de tomar o anticoncepcional na hora indicada que deve ser tomado sempre, existem duas coisas que podem acontecer, são situações diferentes apresentados desde o esquecimento da pílula.

Se você atrasou ou esqueceu em menos de 12 horas de tomar da pílula anticoncepcional, a eficácia e proteção em relação à gravidez não irão diminuir. Você apenas deverá tomar o comprimido esquecido assim que possível e continuar tomando o anticoncepcional na mesma hora de sempre, como faz normalmente.

Agora se você atrasou mais de 12 horas para tomar o comprimido, a eficácia pode diminuir. Você deve tomar o anticoncepcional o mais rápido possível e tomar medidas adicionais (como o uso do preservativo) durante os 7 dias seguintes.

Lembre-se que se passou do horário você pode tomar nas horas seguintes, mas não deixe de tomar se não o efeito e eficácia dos demais não serão mais de 99%.

Quais os medicamentos não podem ser tomados com o anticoncepcional

Existem alguns medicamentos que podem fazer com que a pílula anticoncepcional perca ou até mesmo diminua a sua eficácia em relação a gravidez podendo causar até mesmo alguns outros problemas secundários. Veja alguns casos:

Medicamentos para a epilepsia como barbitúricos, primidona ou fenitoína.

Alguns medicamentos como a rifampicina para tratar a tuberculose.

Também alguns tratamentos para o HIV como a nevirapina ou para outras infeções como a penicilina ou a tetraciclina.

Medicamentos anticonvulsivos como o antiepiléptico lamotrigina.

Preparados à base de erva-de-são-joão- Medicamentos que contêm ciclosporina.

É necessário que você consulte uma ginecologista para vistoriar o uso do medicamento assim você saberá se é possível continuar usando um método anticoncepcional hormonal ou se é melhor optar por um método anticoncepcional não hormonal.