Novembro Azul, saiba tudo sobre o Câncer de próstata

Role Pra Ler

Novembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Saiba mais no Wikipédia 

Mas o que é o câncer de próstata? É o tipo do câncer que ocorre na próstata (ooooh não diga), glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Menos de 10% dos canceres de próstata tem algum componente hereditário, isso quer dizer que pode passar de pai para filho, quanto mais jovem for detectado o câncer no homem a uma probabilidade maior de haver um componente hereditário.

Os sintomas do câncer de próstata, como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramentos pela uretra (o canal condutor da urina), pode ser suspeito ao problema, à maioria dos canceres de próstata por outro lado não causa nenhum sintoma ate atingir um tamanho considerável.

Diagnóstico de Câncer de próstata; homens de 50 anos podem realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio do exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas, o toque retal e a dosagem não vão dizer se o cidadão tem câncer, vai apenas sugerir a necessidade ou na o de se realizar outros exames para aprofundar mais no assunto, para se ter uma noção certa de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal, dependendo da região da próstata, o câncer pode também não ser palpável pelo toque retal, a melhor estratégia nesse caso é realizada dois exames já que são complementares.

Prevenção; médicos recomendam que todos os homens acima de 50 anos realizem o toque retal e a dosagem do PSA, para aqueles que têm um histórico familiar de câncer de próstata sendo pai ou irmão, antes dos 60 anos, já é recomentada por especialistas que os exames sejam feitos a partir dos 45 anos, entretanto vale sempre lembrar que somente o medico pode orientar quanto aos riscos.

Duvidas e Sugestões fale comigo [email protected], ou comente abaixo.

  • MARCÃO

    Aí q delicia, tá chegando minha hora de sentir alguem enfiar o dedo no meu cú, vou marcar retorno uma vez por semana, afinal homem previnido vale por dois. Valeu materia, parsbens. Marcão véi do cu cabaço.

Pular para a barra de ferramentas