Calcinha Justa

Gravidez na Adolescência

Engravidar enquanto se está na adolescência é muitas vezes uma atitude que não se planeja, ou não se presta atenção na hora do ato sexual, ou possivelmente causado por conflitos externos como escola e família ou interno como depressão, medo e até mesmo insegurança. O índice de gravidez na adolescência no brasil e no mundo aumenta constantemente, se você for considerar todas as pesquisas feitas.

Nesta idade uma menina não está preparada para gestão nem para as mudanças físicas e nem mentais, se ela não está disposta a encarar toda essa situação o pai muito menos vai estar, pois mesmo não querendo ou negando, ele é responsável pela concepção e pelo nascimento da criança, por sua vez tem que se manter ativo em todo momento, já que teve condição de se mantar ativo durante o sexo sem camisinha ou até mesmo para alerta a parceira sobre a pílula do dia seguinte ou procurar um ginecologista para receitar um anticoncepcional.

Existem muitos fatores que podem influenciar a gravidez na adolescência e elas são:

  1. Atividade sexual precoce e inconsequente;
  2. Violência sexual;
  3. Dificuldade no diálogo familiar, entre outros.

Para evitar esse possível transtorno de passar pela gravidez na adolescência, é sempre bom manter o diálogo e a confiança igual dentro do ambiente familiar, compartilhar informações se possível mais detalhadas sobre os métodos contraceptivos, informar constantemente o uso de preservativo e manter o jovem sempre atualizado sobre o tema da sexualidade.

As etapas de uma gravidez seja ela planejada ou não planejada, precisam de muitos cuidados, e todos eles são importantes a saúde da mãe e do bebe. A gravidez na adolescência é sempre mais complicado, e o risco é maior, por isso caso ocorra procure imediatamente o médico.

Pré-natal, acompanhamento terapêutico, apoio familiar e bem estar pessoal são importante nesse momento, por mais que seja uma grande irresponsabilidade o que foi feito já se foi feito, e não pode ser desfeito.

[pull_quote_center]Você deve se lembrar de uma coisa, nunca se esqueça de usar camisinha, ou métodos contraceptivos, tome cuidado par não avançar muito cedo na vida e perder grandes bons momentos, a não ser que você realmente queira um filho.[/pull_quote_center]

Calcinha Justa

Escritor, blogueiro, e futuramente youtuber. Desde 2001 na internet a procura do conteúdo perfeito, envie dicas de assuntos e dicas via Instagram, Facebook ou Twitter e saia da rotina em seu relacionamento.

PARCEIROS

PUBLICIDADE