Saúde Sexual

Período fértil: como calcular


O calculo do período fértil  deixa muitas mulheres em duvida, tanto para aquelas que não querem quanto para aquelas que querem engravidar. O período fértil ocorre, na maioria das mulheres, mais ou menos 14 dias após a menstruação, é o período onde ocorre a ovulação, que é quando o ovulo é liberada estando à mulher apta a engravidar.

É importante lembrar que para saber o período fértil a mulher precisa ter um ciclo menstrual regular, ou seja, menstruar sempre no mesmo intervalo de tempo.

O ciclo menstrual

se inicia no primeiro dia da menstruação e termina no dia anterior ao primeiro dia da menstruação seguinte. Em média, os ciclos costumam ser de 28 dias, sendo considerados normais também os ciclos que vão de 20 a 35 dias.

Só para entender

consideramos que em julho a menstruação chega no dia 10 (o primeiro dia), em agosto, vem no dia 7, tendo um intervalo de 28 dias. Em setembro, no dia 6, sendo mais 30 dias e, em outubro, chega no dia 2, tendo outro de 26 dias.

Agora é só somar os intervalos de um mês ao outro e dividir por 3 (três períodos). Viu como é fácil?

Nesse exemplo a menstruação vem de 28 em 28 dias em média

28 + 30 + 26dias = 84 dias

84/ 3 = 28 dias

Então, para identificarmos nosso dia fértil devemos conhecer muito bem o nosso ciclo menstrual (acompanhando em um calendário).

O dia da ovulação ocorre sempre na metade do seu ciclo. Se você possui um ciclo de 28 dias o dia da ovulação ocorrerá mais ou menos no 14º dia do seu ciclo. Se você possui um ciclo de 22 dias iram ovularem no 11º dia do seu ciclo. Isso sempre aproximadamente, pois como vimos o ciclo pode sofre alterações.

Quatro dias antes e três dias depois do dia da ovulação será o seu período fértil, de acordo com o Ministério da saúde, já que os espermatozoides podem sobreviver até três dias dentro do corpo da mulher.

Então se sua ovulação ocorre no 14º dia do seu ciclo, entre o 10º dia e 17º dia você estará no seu período fértil.

Saber seu período fértil é muito bom para quer engravidar, mas saber do período para utilizar como um método contraceptivo não é um bom negocio.

Saúde Sexual
Camisinha tira a sensibilidade?
Mundo Feminino
Estresse aumenta corrimento vaginal e afetar sua saúde íntima
Mundo Feminino
Pílula anticoncepcional tem relação com trombose?