Mundo Feminino

Secura vaginal: causas, sintomas, medicamentos e tudo que você precisa saber sobre falta de lubrificação

Escrito por Calcinha Justa

Esse tipo de problema afeta muitas mulheres, muitas vezes nem o parceiro percebem. A falta de lubrificação durante o sexo é extremamente comum, pode ocorrer em mulheres que estão passando pela menopausa, até nas mais jovens. Mas se for o seu caso, é necessário entender sobre o problema para ter uma vida sexual mais gostosa.

Mas, o que é secura vaginal; O ressecamento vaginal ocorre quando existe um desequilíbrio no muco da vagina, o muco da vagina é tipo uma película que existe no interior do canal vaginal. O muco vaginal vai manter toda mucosa da região intimida a mulher, que é renovada a cada ciclo hormonal. Mas esta secreção depende de muitos fatores que se afetados, podem mudar a forma de como ela é produzida.

As causas para a Secura vaginal

Menopausa;

determina o final da vida reprodutiva da mulher, sendo assim como os hormônios sexuais femininos tem como principal objetivo permitir que a mulher engravide, com o tempo isso acaba sendo parado.

A queda de hormônio, e junto com ela a do estrogênio, vai alterar todo funcionamento do sistema reprodutivo da mulher, ocasionando o ressecamento da região intima, e causa muita coceira também.

Uso de Medicamentos;

alguns antibióticos, quimioterapia e radioterapia podem afetar a produção de estrogênio, causando assim o ressecamento vaginal, ou, secura vaginal.

Candidíase e outras infecções; A flora normal da vagina pode ser alterada por infecções vaginais, e estão associadas aos quadros de ressecamento vaginal. Logo que tratado adequadamente, a umidade da vagina volta ao normal.

Anticoncepcional;

As pílulas que ajudam a não engravidar, tem muito progestagenio, que faz o trabalho contrário do estrogênio e assim bloqueia o receptor do estrogênico. E o uso desse medicamento em algumas mulheres, pouco frequente, pode ocorrer alterações na lubrificação vaginal.

Veja também  Fatos sobre a menstruação

Temos também a falta de tesão;

Em alguns casos, a falta de lubrificação só vai aparecer, durante a relação sexual. O problema neste caso está ligado a falta de excitação. Quando não há mais satisfação no relacionamento, movido por uma crise, depressão, tudo junto pode reduzir a libido. Outros problemas podem estar relacionados a esta questão, trabalho, problemas pessoais.

Sintomas do ressecamento secura vaginal

A dor no sexo:

Vai ser a primeira queixa de secura vaginal, claro que sem a lubrificação adequada, o pênis não vai deslizar corretamente e como deveria, logo o atrito vai gerar dor, podendo até ferir e aparecer algumas fissuras.

Algumas mulheres evitam de ter relações sexuais por conta da dor e acaba deixar de aproveitar os melhores momentos da vida.

Sangramento e Coceira;

A vagina não vai receber a hidratação necessária e é claro que vai ficar seca o que pode gerar coceira, caso apareça procure o seu médico. Podem ocorrer sangramentos, porque a mucosa da vagina fica mais fácil de sofrer lesões, ainda mais durante o sexo, a mulher deve ficar atenta a saída de sangue pelo canal vaginal, depois de fazer xixi olhando o papel higiênico.

Tratamento para secura vaginal

Alguns itens podem lhe ajudar durante o processo para melhorar sua lubrificação, abaixo alguns dos itens que poderão te auxiliar a sentir menos dor durante o sexo e melhorando com o tempo a sua lubrificação.

Lubrificantes;

Pra aliviar bastante a dor, o uso de lubrificante é de longe essencial, e vai acabar com as chances de machucados. Mas, ele só vai agir naquele momento, para facilitar o acesso do pênis a sua vagina, não vai tratar o seu problema de secura vaginal. Use sempre os lubrificantes a base de água, são melhores para mucosa da vagina.

Veja também  Todo mundo gosta de uma lingua

Pomada ou cápsulas vaginais de estrogênio;

Medicamentos que contem estrogênio de promestrieno, estriol ou estrogênio equino conjugado, hormônios que agem na melhora da atrofia vaginal e para minimizar os riscos de infecções vaginais do trato urinário por meio do aumento do tecido celular vaginal e reestabelecimento do pH.

DEIXE SEU COMENTÁRIO COM O FACEBOOK!